← Back Published on

De POA para SP: o Xis especial de Victor Wallauer

Formou-se em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo), construiu uma carreira promissora na área de produção de eventos, tinha uma vida profissional muito bem estruturada. Era respeitado no mundo corporativo. Passou por grandes empresas, com ótima remuneração.

Produziu o maior projeto de evento da copa do mundo de 2014, levando cerca de 29 mil pessoas ao estádio. Coincidentemente, seu primeiro filho nasceu no meio dessa loucura. Dois dias após o nascimento, Victor teve que voltar para São Paulo e continuar trabalhando. Só conseguiu ficar com o filho um mês e meio depois.

O grande sonho da vida dele era ser pai, quando viu este projeto ser atrapalhado, começou a repensar sua vida profissional. "Todo o resto na minha vida [fora ser pai] é acessório. Se meu o trabalho está me tirando desse foco, eu errei no meu projeto”, pensou.

A princípio, ele ficou um pouco perdido, sem saber com o que trabalhar. Começou a procurar outras opções, para poder acompanhar o crescimento de seu filho. Nas horas livres, gostava de cozinhar. Na verdade, sempre gostou disso, era o que fazia para se divertir e desestressar. Logo pensou em investir na área. Sem dinheiro para montar um restaurante, aproveitou a onda dos food trucks para iniciar seu próprio negócio. Comprou uma Kombi velha, madeiras, fez a mobília e começou a trabalhar. Assim nasceu a Kombi do chef, com uma culinária mais simples e caseira, lanches de pão com carne louca e lanche de pernil.

Mas o que ele mais queria era começar a fazer o Xis – lanche típico gaúcho. Porém, não tinha noção do tamanho do mercado a ser explorado em São Paulo, desconhecia o público e não sabia se os paulistanos gostariam do prato. Victor conta que sempre foi muito preocupado com a qualidade dos seus lanches. '' O meu foco é cozinhar bem, se for pra fazer meia boca eu nem faço".

Ele acreditava que, se fosse pra fazer o Xis, teria que ser da melhor forma, mas com a falta do pão típico para a produção do prato, não sabia como começar a executar seu plano. Um dia voltando de Porto Alegre ouviu o conselho de seu amigo e trouxe alguns pães para fazer um teste. O sucesso foi tanto que ele voltou ao Sul para buscar os ingredientes e até mesmo bebidas e doces típicos. Foi quando decidiu fazer a transição do cardápio e investir no Xis. O que era Kombi do Chef tornou-se Consulado Gaúcho.

Com dinheiro contado e às vezes para apenas dez lanches, Victor avançava noite por noite. Por vezes, ao acabarem os ingredientes, fechava o carro e, com o dinheiro arrecadado, ia ao açougue para reabastecer o estoque para o segundo tempo de lanches. “Todo o dinheiro da minha vida estava ali, não é que tinha algum dinheiro no banco ou um carro para vender. Tudo o que eu tinha estava ali, porque eu larguei minha profissão.”


Em anos anteriores, Igor chegou a desistir de um mochilão na Europa por medo de recomeçar sua carreira, visto que já era conhecido na área. Aos 30 anos, recomeçou sua vida, apostando tudo na cozinha.

O cardápio de Xis do Consulado Gaúcho é bem variado, Victor defende suas receitas e sempre leva opções versáteis ao público (fora as mais tradicionais como xis-coração e xis-salada), ele criou o xis – feijoada; xis – parmegiana; xis – estrogonofe e xis- lasanha.

Chegou a ser confrontado por alguns gaúchos, que diziam que ele estava se tornando paulista e tirando a tradição do prato. “O Xis fica mais gaúcho quando tu coloca essas coisas dentro do pão. Eu precisei passar por um processo de: o que tu pensa sobre meu xis não me interessa, a qualidade do meu lanche eu garanto que é a melhor possível...eu vou fazer o que acredito!”.

Entre altos e baixos, Victor passou por várias dificuldades e crises financeiras. Mas com o tempo, a situação foi se normalizando. Hoje em dia o Consulado Gaúcho possui unidade física, localizada no Campo Belo, na zona sul. O local virou um tradicional ponto de encontro dos gaúchos. Lá eles podem matar um pouco da saudade de sua terra natal e os paulistanos podem conhecer e se apaixonar pela cultura da região sul do país. Inclusive, todos os jogos de futebol gaúchos são transmitidos, tanto masculinos como femininos.

Apesar de todas as dificuldades, ele se sente realizado com seu trabalho, pensa em expandir a rede cada vez mais.