← Back Published on

Músicas: Elas falam por nós, de nós e para nós

 Quem não tem uma música que te faz lembrar "aquela" pessoa? Como já dizia a dupla Henrique e Juliano: "todo mundo tem ou já teve aquela pessoa, que te faz esquecer todas as outras". Baseada em um dos maiores hits sertanejos, essa categoria é dedicada especialmente para as sensações que somente as músicas conseguem transmitir. Vamos conhecê-las juntos? 

SOBRE ESTAR APAIXONADO
Quando nos apaixonamos, até parece que ficamos meio bobos, não é mesmo? A impressão que temos é de que a paixão vem e não quer mais nos largar. Nas palavras do grupo Revelação: "a paixão me pegou, tentei escapar, não consegui, nas grades do meu coração, sem querer eu te prendi". A verdade é que nós queremos mesmo prender nosso amado nas grades do coração e fazer com que ele more por lá, porém nem sempre alcançamos essas expectativas.


O AMOR E SUAS TRILHAS SONORAS

Se é para falarmos de amor, seja ele líquido, sólido ou gasoso, é impossível não lembrarmos dos clássicos sertanejos, afinal, até quem não está apaixonado já se pegou cantando ou ouvindo alguns hinos únicos e originais. Um dos exemplos é a canção "É o Amor". Seja em um karaokê, na solidão do quarto ou nos encontros e reuniões de família. Quem nunca cantou da maneira mais clichê possível essa letra que está tatuada no mais íntimo de nossas memórias afetivas. Vai dizer que não?



Zezé de Camargo e Luciano apostam em dizer que o amor é algo que mexe com a nossa cabeça, faz pensar na pessoa antes mesmo de pensar em si, nos faz esquecer da realidade e desperta a sensação de viver nas nuvens. Alguns acreditam que o amor é como um tiro no coração, que derruba sua base e te deixa totalmente apaixonado. Conseguir imaginar a vida sem aquela pessoa é impossível. E você, quantas vezes já ouviu essa canção?
Já que entramos nos famosos hinos clássicos, não podemos esquecer da nossa tão querida MPB e de todas as músicas que fizeram e fazem nosso coração palpitar ainda mais forte por essa paixão. Quem não quer ter a sorte de viver um amor tranquilo? O mesmo amor cantado pelo saudoso Cazuza em uma de suas mais famosas canções.
Mas, infelizmente, nem tudo são rosas. Há também muitas pessoas que escutam música e se pegam lembrando daquele contatinho que não deu certo. Como já dizia a rainha da sofrência, Marília Mendonça: ''por que que tá errado se tem tudo pra dar certo?".

Para fazer jus ao título de rainha, não podemos deixar de destacar um de seus hits de grande sucesso, onde homens e mulheres, mesmo que não gostem muito do gênero musical, se identificam. Afinal de contas, verdade seja dita cantada: "quem eu quero não me quer, quem me quer não vou querer, ninguém vai sofrer sozinho, todo mundo vai sofrer".
E é pensando nesse sofrimento que alguns até preferem morrer sozinhos, como uma das famosas letras do cantor Jão, um dos artistas da nova geração que representam muito bem como é ter medo do amor e achar que se está louco: "se você me amar demais, eu paro de te amar, um amor fácil me apavora". Quem nunca se viu perdido quando encontra um amor tão fácil? Estamos tão acostumados com as complicações, que chega a ser apavorante algo tão simples.

Já para quem pensa que o funk só serve para rebolar, temos uma má notícia: vocês estão enganados. Muita gente também quer se declarar no bailão, como já dizia o nosso grande poeta das madrugadas, Mc Kekel: "na vida podem existir milhares, mas nenhuma vai ser como você, que comigo, o amor foi de verdade, que fez a minha vida acontecer...". Quem nunca sonhou em ganhar uma declaração dessas no meio do fluxo?

AO REDOR DO MUNDO
Mas a sofrência não fica somente em solo brasileiro. As músicas internacionais estão carregadas de sentimentos e fazem grande parte das pessoas se identificarem. Elas são cantadas por artistas que abalam nossas estruturas a cada lançamento. Ed Sheeran é um dos exemplos que não nos deixa mentir, afinal, quem não se apaixonou quando a canção "Thinking Out Loud" foi lançada? A música rendeu ao cantor o Grammy (mais importante prêmio da indústria fonográfica mundial) de canção do ano e o número 1 em diversas rádios pelo mundo. 

Se existem músicas extremamente românticas e encantadoras, por outro lado existem também as canções que nos desenganam e quebram nossas expectativas amorosas. Quem nunca passou uma vergonha alheia imaginando que "Love Yourself", de Justin Bieber, seria uma música meiga, digna daqueles vídeos para se declarar em diversas épocas do ano? Temos uma péssima notícia: estávamos totalmente enganados. Afinal, Bieber encarnou o espírito do Nando Reis e colocou para fora tudo que estava preso, deixando claro que já superou o fim de relacionamentos passados. O amor pode até ser líquido, mas alguns já estão bem enterrados.

E para encerrarmos com chave de ouro, não poderíamos esquecer da rainha dos relacionamentos, Taylor Swift. Quem não se empoderou com a maneira debochada e divertida com que a cantora aborda as suas histórias de amor por meio de músicas? Em "Blank Space", um de seus maiores sucessos, ela relata seu antigos namoros e como ela era tachada de louca pelos homens. Os versos ganharam muita força e atenção de jovens do mundo todo: "tenho uma longa lista de ex namorados e eles te dirão que sou maluca, mas eu tenho um espaço em branco querido, e escreverei seu nome". Se temos certezas de uma coisa, provavelmente é a seguinte: Taylor nunca passa frio, porque sempre está coberta de razão.